• 15 de June de 2024


Camaçari celebra São Thomaz de Cantuária com muita fé e devoção

 Camaçari celebra São Thomaz de Cantuária com muita fé e devoção

No dia de São Thomaz de Cantuária, manifestações de fé e devoção religiosa marcaram o primeiro domingo de 2024. Neste 7 de janeiro, feriado municipal, aconteceu a festa em homenagem ao santo católico, na qual participaram milhares de pessoas, que se reuniram no Centro da cidade para celebrar e louvar o patrono do município e da Diocese de Camaçari.

Os atos celebrativos, dedicados ao protetor, foram realizados sob o tema “Com São Thomaz, viver a vocação na Igreja gerando comunhão em vista da missão”, e incluíram momentos de oração, cânticos religiosos, procissão, encerrando com a tradicional missa solene, presidida pelo bispo diocesano, Dom Dirceu de Medeiros, realizada em um palco montado nas imediações da Paróquia Catedral São Thomaz de Cantuária, situada na Praça Desembargador Montenegro.

Saudando a todos, Dom Dirceu desejou boas-vindas e agradeceu pela presença. Ao iniciar a homilia da noite, o líder religioso destacou as palavras “fortaleza, firmeza e constância” como características do santo homenageado. Ao chamar a atenção do público para a importância da perseverança, mesmo diante das adversidades, lembrou-se da fidelidade de São Thomaz de Cantuária ao serviço de Deus e, ao citar uma passagem bíblica, para falar sobre a persistência cristã, encerrou dizendo que, “a esperança não decepciona”.

Durante a procissão, que iniciou na Rua Costa Pinto, seguindo sentido à Avenida Manoel Mercês (antiga Radial C), retornando pela Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), passando pela Praça Abrantes, depois Rua Eixo Urbano Central, e finalizando o percurso na Praça Desembargador Montenegro, os devotos exaltaram o padroeiro, retratado em uma imagem de escultura, que foi colocada sobre uma base de madeira, ornamentada com flores – conhecida como andor –, transportada por um carro do Corpo de Bombeiros.

Joe Improta