• 1 de March de 2024


Camaçari: Braskem distribui 2,5 mil itens de alimentos e produtos de limpeza, em troca de resíduos plásticos

 Camaçari: Braskem distribui 2,5 mil itens de alimentos e produtos de limpeza, em troca de  resíduos plásticos

Mais de 1,6 tonelada de resíduos plásticos foi arrecadada e trocada por cerca de 2,5 mil itens de alimentos e produtos de higiene e limpeza durante as ações do Plastitroque nas escolas municipais Cosme de Farias, em Camaçari, e no Centro Educacional Normélio Moura da Costa, em Dias d´Ávila. Realizada pela Braskem entre os meses de outubro e novembro deste ano, a iniciativa de economia circular beneficiou cerca de 850 pessoas diretamente, além de 400 crianças e adolescentes que participaram das oficinas de Educação Ambiental.

“O evento foca na mudança da mentalidade linear para a circular, conscientizando os participantes sobre os benefícios da reciclagem. Os resíduos plásticos podem gerar renda e inclusão social se utilizados com responsabilidade e o seu descarte for feito de forma correta”, explica Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia. Os resíduos recolhidos nas duas ações foram destinados à Cooperativa de Materiais Recicláveis em Camaçari (Coopmarc), gerando renda extra para os catadores.

O Plastitroque é um projeto social da Braskem que trabalha com dinâmicas de educação ambiental e valorização do plástico. O participante leva resíduos plásticos e troca por moedas fictícias chamadas de plasticoins, com base no peso dos materiais (300g de plástico = 1 plasticoin). Essas moedas dão direito à troca por produtos como alimentos e itens de higiene e limpeza. Já as oficinas de educação ambiental trabalham com temas relevantes que, além de educar, motivam a comunidade escolar a coletar os resíduos e se engajar na ação.

Promovido desde 2019 pela Braskem, o projeto conta com seis edições realizadas em Camaçari, Candeias e Dias D´Ávila, que somam, até hoje, mais de 8,5 toneladas de itens plásticos arrecadados e mais de 1,7 mil participantes. No período, foram distribuídos quase 16 mil produtos, entre alimentos, itens de higiene e limpeza, entre outros. Aproximadamente 800 pessoas participaram das oficinas de Educação Ambiental.

Joe Improta