• 18 de May de 2024


Camaçari: Bairro Santa Maria recebe projeto Semu Itinerante

 Camaçari: Bairro Santa Maria recebe projeto Semu Itinerante

A Secretaria da Mulher (Semu), através do projeto Semu Itinerante, esteve presente no Bairro de Santa Maria nesta quarta-feira (26/7). A ação tem como objetivo, levar os serviços de orientação, acolhimento, informações sobre equipamentos e prevenção da violência contra a mulher nas localidades mais distantes de Camaçari.

As moradoras do local receberam orientação sobre violência doméstica e familiar, conheceram os equipamentos da pasta e os direitos da mulher, além de receberem atendimento, feito sob total sigilo, através de uma equipe multiprofissional, formada por advogada, assistente social e psicóloga.

Presente na atividade, a secretária da pasta, Fafá de Senhorinho, declarou que além prestar acolhimento ao público feminino, o projeto também assume caráter educativo, uma vez que leva informação à população sobre os serviços prestados pela secretaria, apresenta os direitos da mulher, bem como as medidas de prevenção à violência doméstica. “É válido ressaltar que o contato e o diálogo feitos de uma forma humanizada, tem muita eficácia na sensibilização dessas mulheres, principalmente àquelas que têm menos acesso às informações. Então, o modo como você se aproxima e interage, permite que essa mulher se sinta à vontade para expressar os sentimentos e reorganizar ideias e pensamentos”, reforçou.

A moradora Adenise Silva Souza, 39 anos, moradora da região, parabenizou o trabalho de prevenção e esclarecimento dos canais de denúncia, aproximando ainda mais a população das políticas públicas e dos serviços ofertados do município. “Parabéns pelo trabalho. Além de dialogar e orientar, ações como essas trabalham na desconstrução da cultura machista ainda existente na sociedade. Esse trabalho itinerante de enfrentamento à violência contra a mulher, aproxima a secretaria da população”, disse.

Joe Improta