Camaçari: Arembepe celebra o Dia de Yemanjá com cortejo, fé e manifestações culturais

Foto: Patrick Abreu- PMC

Entre o azul do céu e o sal do mar, Arembepe amanheceu em estado de fé. Nesta segunda-feira (2), a localidade da orla de Camaçari foi tomada por emoção, devoção e respeito às raízes ancestrais para celebrar Yemanjá, rainha das águas, “mãe de todas as cabeças”, força sagrada que está intimamente ligada à identidade cultural do povo baiano.

Logo nas primeiras horas do dia, mesmo antes do sol raiar no céu, a alvorada de fogos anunciou a abertura dos festejos. A ginga e batuques dos grupos de capoeira Abolição, Kirubê e Inzo recepcionaram o público, reforçando a riqueza das raízes afro-brasileiras.

165269
Foto: Patrick Abreu- PMC

Com trajes em maioria nos tons de branco e azul, moradores, turistas e autoridades se reuniram para render honrarias à grande mãe dos orixás, consagrada pelas religiões de matriz africana. As orações silenciosas e os cânticos cheios de axé deram o tom de uma celebração que une fé, cultura e tradição.

Ao som da Charanga Status, o cortejo partiu do espaço da Preguiçosa, ao fundo da Colônia de Pescadores Z-14. A procissão seguiu até a praia levando os balaios repletos de oferendas preparadas com zelo. Flores, pedidos e agradecimentos foram entregues aos barcos, que seguiram mar adentro para ofertar os presentes à rainha dos mares, em um ritual que renova promessas e reafirma laços profundos com o sagrado.

O prefeito Luiz Caetano destacou a importância da valorização das manifestações tradicionais, ao falar ainda do apoio da administração municipal. “É uma festa muito bonita, bem organizada e com grande participação popular, que está no calendário dos eventos do município e da Bahia. A gente articulou todo o suporte, incluindo boias, coletes salva-vidas e também moto aquática, pra que tudo acontecesse com segurança, fazendo uma festa em paz”, pontuou.

A celebração continua em terra firme, no palco montado no Largo das Peixarias. A partir das 11h, o público poderá acompanhar as apresentações do músico Rege FX, das bandas SDL – Samba do Litoral e Chegue Mais, além da cantora Laércia Dantas, em um encontro de ritmos que exaltam a cultura de Camaçari.

165278
Foto: Patrick Abreu – PMC

As homenagens à Yemanjá também se estendem a outros pontos do município. Em Itacimirim, a entrega dos presentes acontece às 13h, com cortejo saindo da Praça da Espera. Já em Jauá, a procissão tem início às 16h, partindo do Barracão dos Pescadores.

Um destaque importante da celebração é o compromisso com o cuidado ambiental. Todas as comissões organizadoras das festas promovem o Projeto Presente Consciente, que reforça a importância da preservação do ecossistema marinho. Apenas oferendas biodegradáveis e que não colocam em risco a vida marinha, como flores naturais, são recebidas, reafirmando que fé e sustentabilidade caminham juntas.

As festividades do Dia de Yemanjá são realizadas pelos moradores de cada localidade, e contam com o apoio da Prefeitura de Camaçari.

Compartilhar notícia: