• 24 de June de 2024


Camaçari aparece no mapa de contaminação da água tratada

 Camaçari aparece no mapa de contaminação da água tratada

Dados levantados pela organização Repórter Brasil entre 2018 e 2020 resultaram em um levantamento, divulgado nesta segunda-feira, 7, sobre o nível de contaminação das águas que saem das torneiras de todo o país. O “Mapa da Água” apontou que, na Região Metropolitana de Salvador, dois municípios aparecem como locais em que, pelo menos uma vez durante o período, o consumo trouxe riscos para o consumo: Camaçari e Lauro de Freitas

A página do mapa aponta que “a água tratada pode carregar agrotóxicos e outras substâncias químicas e radioativas que são perigosas para a saúde quando acima dos limites fixados pelo Ministério da Saúde”. O mapa da organização mostra os municípios onde ocorre esse tipo de contaminação, com informações que são baseadas em testes feitos pelas empresas de abastecimento que foram enviados ao Sisagua, banco de dados do Ministério da Saúde.

Em todo o estado da Bahia, foram feitos 34.500 testes, sendo que 42 deles tiveram como resultado um nível de contaminação acima do limite de segurança. Outros municípios que tiveram a água tratada imprópria para o consumo ao menos uma vez entre 2018 e 2020 foram Cruz das Almas, Itiruçu, Jequié, Vitória da Conquista e Itabuna. Clique aqui para conferir o mapa.

Joe Improta