• 2 de December de 2024


Bandas marciais, fanfarras e grupos culturais dão um show durante desfile em Abrantes

 Bandas marciais, fanfarras e grupos culturais dão um show durante desfile em Abrantes

Um dos pontos altos e que torna os desfiles cívicos ainda mais especiais são as apresentações das bandas marciais, fanfarras, grupos percussivos e de manifestação da cultura popular. Foi o que se confirmou na manhã deste domingo (18/9), em Vila de Abrantes, durante o evento, que marca na Costa de Camaçari, as celebrações pelos 264 anos de emancipação política da cidade, a ser comemorada no dia 28/9. Oportunidade em que, além de música, as atrações garantiram um espetáculo à parte.

Realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), com estrutura montada nas imediações da Praça da Matriz da localidade, a parte cultural do evento, executada pela Secretaria da Cultura (Secult), foi marcada pela musicalidade dos grupos vindos de diversas localidades do município, que se intercalaram entre as apresentações das escolas.

Na ocasião, desfilaram as bandas marciais Joana Angélica (BAMAJA), Municipal de Camaçari (Bamuca), e de Vila de Abrantes (FANESVA); as fanfarras Popular de Parafuso (FANPOP), Estudantil de Parafuso (FANESP), Estudantil de Camaçari (FANESC), e Municipal Popular de Vila de Abrantes (FAMPA); os grupos de dança Live Dança e de Dança Mix; as bandas percussivas Som do Timbau, Tambores da Cordoaria, Percussão do CEMA e Charanga de Abrantes; além dos grupos de manifestações da cultura popular Boi Estrela de Barra do Jacuípe e Associação de Capoeira Engenho.

Além de promover a preservação das manifestações da cultura popular do município, os grupos são importantes instrumentos de inclusão social e transformação de vidas, pois levam cultura e cidadania para crianças, jovens e adultos, bem como fomentam a manutenção e preservação das tradições.

Além da participação de alunos de oito unidades que integram a Rede Pública Municipal de Ensino, participaram do desfile pelotões de outras entidades, como o Tiro de Guerra de Camaçari, Sociedade Filarmônica 28 de Setembro, Desbravadores, dentre outros.

A abertura das comemorações em homenagem aos 264 anos de emancipação política de Camaçari ocorreu em Monte Gordo, no último dia 10/9. O encerramento das festividades acontece no dia 28/9, data que marca o aniversário da cidade. O ato cívico será realizado a partir das 8h, na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A).

Joe Improta