• 28 de May de 2024


Após cobrança do vereador Dentinho, Executivo acena para cumprimento da “lei da fibromialgia”

 Após cobrança do vereador Dentinho, Executivo acena para cumprimento da “lei da fibromialgia”

Nesta terça-feira (26), o vereador Dentinho do Sindicato (PT), esteve na Prefeitura Municipal de Camaçari junto com os representantes da Associação de Pessoas com Fibromialgia e Doenças Correlacionadas de Camaçari – ASFICC, para discutir o cumprimento da Lei 1731/2022, que visa garantir direitos e melhorias para as pessoas com fibromialgia.

A reunião contou com a presença do prefeito Elinaldo, bem como dos secretários da saúde e do governo, Elias Natan e José Gama, respectivamente. Durante o encontro, o principal assunto abordado foi a emissão das carteirinhas dos fibromiálgicos, documento que valida o acesso às filas e vagas preferenciais conforme prevê a lei.

Na ocasião, ficou alinhado que a Secretaria da Saúde (Sesau) acolherá os relatórios com a comprovação médica da patologia nos cidadãos que desejam adquirir o documento de identificação.

“Nós estamos caminhando para garantir melhor qualidade de vida às pessoas diagnosticadas com esta enfermidade. Entendemos que elas precisam ter seus direitos legais respeitados”, comentou o gestor municipal.

O Vereador Dentinho do Sindicato ressaltou a importância de promover a conscientização sobre a fibromialgia e garantir que os direitos dessas pessoas sejam respeitados. “O número de pessoas com fibromialgia cresce diariamente e, com ele, é preciso políticas públicas que proporcionem uma melhor qualidade de vida para as pessoas nessa condição”.

A presidente da ASFICC, Patrícia Galvão, comentou sobre a importância que o cumprimento da lei vai fazer na vida das pessoas fibromiálgicas. “Nós temos pessoas que serão acolhidas e serão visibilizadas. Elas vão alcançar os benefícios que a lei de prioridade garante”.

Formada por cerca de 100 membros, a associação pode ser acessada por qualquer pessoa que tenha o diagnóstico confirmado. “Quem quiser conhecer o nosso trabalho, pode entrar em contato através do nosso Instagram @fibrocamacari. Lá tem o link que direciona para nos contatar via WhatsApp e buscar mais informações”, orientou a presidente.

O que é Fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença crônica caracterizada por dores fortes nas articulações, músculos e tendões, de modo que pode migrar de uma região do corpo para outra. Geralmente se inicia em um ponto específico para, posteriormente, se manifestar no restante do corpo.

Joe Improta