• 2 de February de 2025

Dia de Yemanjá é celebrado com homenagens na praia de Arembepe, em Camaçari

 Dia de Yemanjá é celebrado com homenagens na praia de Arembepe, em Camaçari

A embarcação Carol I abriu os caminhos, no mar, para a entrega do tradicional presente de Iemanjá, em Arembepe neste domingo, dia 2 de fevereiro. Moradores, turistas e autoridades se reuniram desde a madrugada para reverenciar aquela que tem as águas salgadas como morada.

O dia foi aberto pela charanga da Banda Status, e pela salva de fogos, por volta das 4h. Mais tarde, o grupo de músicos acompanhou a breve procissão que fez a volta na Praça Salustiano Santiago de Souza, antiga Praça das Amendoeiras, antes do encontro com as embarcações encarregadas de conduzir os presentes ao alto mar.

Em terra, grupos artísticos e de capoeira animaram participantes da festa, como a octogenária Maria Sônia Weber que, desde a infância, mora próximo ao mar. “Cheguei aqui como veranista, há 46 anos. Nasci na beira da praia em Amaralina, Salvador, depois estudei, trabalhei, morei na beira da praia de novo, e agora, aposentada, voltei pra beira do mar. Nasci na beira da praia, e acho que eu vou morrer na beira da praia”, arriscou a moradora da localidade, do alto dos seus 82 anos de vida.

Para o prefeito Luiz Caetano, é importante manter as tradições. “Essa festa é parte de Arembepe, o 2 de fevereiro. A população gosta muito, participa muito, e por isso é importante que ela se mantenha”, reconheceu.

Ao longo do dia, na mesma Praça Salustiano, acontecerá a Ferinha Maré Criativa. Por lá serão comercializadas peças de artesanato, biojoias, acessórios, roupas, itens de decoração, cosméticos naturais e alimentos típicos da culinária local.

O presente de Iemanjá é realizado por moradores, pescadores e veranistas. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov), e de diversas secretarias e órgãos municipais, a exemplo das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), de Cultura (Secult), do Turismo (Setur) e da Saúde (Sesau), da Defesa Civil por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), além do suporte de guarnições das Polícias Militar e Civil.

Joe Improta