Caminhão vai coletar objetos, que população deseja descartar, no bairro Parque Verde
Os moradores do Parque Verde devem ficar atentos, pois o projeto Cata Bagulho chega nesta quarta-feira (26/4) na comunidade, das 8h30 às 14h, para realizar a coleta de resíduos. Tendo como ponto de partida o antigo Hospital da Mulher, a iniciativa visa assegurar uma cidade ainda mais limpa, com menos lixo nas vias, e a consequente redução de casos de enchentes e de circulação de doenças na vizinhança, geradas pelo acúmulo inadequado dos materiais em locais irregulares.
Um caminhão customizado passará pelas ruas do bairro recolhendo, de modo gratuito, nas portas das residências, utensílios grandes e materiais recicláveis. Dentre eles, podem ser descartados: plástico; vidro; metais; móveis velhos, a exemplo de sofás, mesas e colchões; além de eletrodomésticos quebrados, como geladeira, fogão, máquina de lavar; e demais objetos que não podem ser recebidos pelo caminhão de lixo que passa diariamente no bairro. Entulho de obra, poda de árvore, ou mesmo o lixo residencial diário são proibidos de descarte. Estes, devem ser destinados aos pontos de Entrega Voluntária e Ecológico de Entrega Voluntária (PEVs e EcoPEVs), respectivamente, e à coleta residencial regular.
Com o objetivo de trabalhar no combate ao descarte irregular de resíduos em vias públicas, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), pretende diversificar os serviços, a exemplo da coleta residencial regular, ofertados à população. De acordo com a pasta, os materiais serão destinados ao aterro sanitário e às empresas e organizações da sociedade civil (OSCs) que trabalham com material reciclável. Desse modo, a administração municipal se propõe, ainda mais, a resolver a problemática do descarte indevido de resíduos e entulhos na cidade, sempre com o propósito de superar esse desafio, que mesmo com a realização de inúmeras ações da pasta, ainda acontece com muita frequência.
Com uma programação extensa e que pretende percorrer diversos bairros da cidade, aos poucos o projeto chegará a outras localidades da sede e costa do município. Dúvidas ou mais informações sobre a iniciativa, podem ser esclarecidas pelo Disque Limpeza Urbana, por meio do número (71) 99951-0191.